quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Via Regia Informa: seus direitos em caso de voos atrasados


Indenização pelo atraso e cancelamento de voo
O setor de transporte aéreo no Brasil vem apresentando um aumento no número de cancelamentos e atrasos nos voos, o que vem causando grandes transtornos aos usuários. Assim, é importante para os consumidores conhecerem seus direitos nestas situações
  
O setor de transporte da aviação civil no Brasil vem apresentando enorme crescimento nos últimos anos. Todavia, a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas não está acompanhando tal aumento no número de voos e passageiros, o que vem gerando inúmeros cancelamentos e atrasos nos horários de partida e chegada das aeronaves, causando assim grandes transtornos aos usuários.

Neste cenário desanimador que infelizmente está cada vez mais comum em nossos aeroportos, muitos passageiros ainda não têm conhecimento de que tais serviços prestados de forma incorreta podem gerar indenizações através de processos judiciais. Visando esclarecer e complementar as regras gerais previstas no Código de Defesa do Consumidor, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) elaborou, em março de 2010, a Resolução n. 141, que dispõe sobre as condições gerais de transporte aplicáveis nos casos de atrasos e cancelamentos de voos.

Segundo a citada Resolução, nos casos de atraso ou cancelamento de voo, a companhia aérea deverá assegurar ao passageiro o direito de receber gratuitamente assistência material, consistente em satisfazer as necessidades imediatas do usuário, de modo compatível com a estimativa do tempo de espera. Esta assistência deve obedecer aos seguintes termos: 

a) atraso superior a 01 (uma) hora: facilidades de comunicação, tais como ligação telefônica, acesso a internet ou outros; 
b) superior a 2 (duas) horas: alimentação adequada; 
c) superior a 4 (quatro) horas: acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem.

A Resolução n. 141 da ANAC determina ainda que, em caso de atraso superior a 04 (quatro) horas no aeroporto de partida, a companhia aérea deverá oferecer ao passageiro, na primeira oportunidade, reacomodação em voo próprio que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino. O consumidor poderá optar também por outro voo a ser realizado em data e horário de sua conveniência, ou, alternativamente, o reembolso do valor integral pago pelo bilhete de passagem não utilizado inclusive as tarifas (taxa de embarque, etc.).

Já nos casos de atraso no aeroporto de escala ou de conexão por mais de 04 (quatro) horas e/ou cancelamento de voo, a empresa deverá oferecer, além das alternativas descritas no parágrafo anterior, a conclusão do serviço por outra modalidade de transporte, se existente. Na hipótese do usuário optar pelo reembolso dos valores pagos, terá ainda direito ao retorno para o aeroporto de origem, sem custos.

Assim, nas situações em que as companhias aéreas não respeitarem estas regras básicas de proteção aos direitos dos passageiros, a justiça vem entendendo que tal comportamento negligente é condição suficiente para gerar perturbações na esfera psicológica do consumidor, gerando, por conseguinte, o dano moral e material indenizável. O valor da condenação variará de acordo com as peculiaridades do caso concreto, como, por exemplo, o tempo total de espera, a perda de compromissos, idade do passageiro, etc.

Vale dizer, ainda, que os deveres e garantias previstos na citada Resolução não afastam por completo a obrigação da empresa aérea de reparar eventuais prejuízos sofridos pelo passageiro. Um exemplo desta situação são os casos de atraso de voo superior a 04 (quatro) horas, em que os juízes vêm entendendo serem presumidos os danos morais causados ao consumidor, até mesmo quando prestada algum tipo de assistência pela empresa.

Desta forma, o consumidor lesado pelas indevidas e rotineiras atitudes desrespeitosas das companhias aéreas deve sim fazer valer seus direitos, através da busca judicial de uma reparação civil pelos danos vivenciados. Esta atitude do consumidor é importante porque a indenização fixada judicialmente possui também um caráter educativo, no sentido de servir como alerta a companhia aérea para não repetir a conduta indevida, melhorando assim de um modo geral, ainda que indiretamente, a própria prestação dos serviços no setor aéreo no Brasil. 

A Equipe Via Regia!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Guia de Tapas em Barcelona

 As deliciosas "tapas" espanholas são tira-gostos que podem ser servidos frios ou quentes antes das refeições ou, hoje em dia, até mesmo substituí-las. E sempre acompanhados por uma boa bebida, é lógico. Alguns historiadores sustentam que a palavra "tapa" deriva do verbo tapar e teria origem em um costume da Idade Média, em que os copos de vinho eram servidos com uma fatia de presunto, queijo ou morcela por cima, para evitar que as insuportáveis moscas que apareciam no verão caíssem dentro dos copos de xerez, o delicioso vinho espanhol.



É fato que, originalmente, as tapas consistiam apenas em azeitonas simples ou recheadas, fatias de morcela, presunto, queijos e legumes marinados e tortillas (as clássicas omeletes espanholas com batatas e cebolas), servidos com palitinhos ou sobre uma fatia de pão e para serem comidos em um ou dois bocados. Depois, foram incorporados outros embutidos e queijos variados, frutos do mar, peixes em conserva ou empanados. Mais tarde, vieram os tomates, ovos, pimentões e cogumelos recheados, os molhos diferentes e os detalhes de finalização.

O modo de servir também sofreu algumas modificações. Alguns pratos típicos do país passaram a ser servidos em pequenas porções, degustados em pratinhos ou tigelinhas individuais com a ajuda de garfos. Atualmente, novos tipos de tapas feitas com os divinos ingredientes espanhóis aparecem todos os dias, não só pela capacidade e prazer de criar, mas gerados pela competição para atrair os clientes.

Quem ganha com isso somos nós. Hoje em dia, existem incontáveis "bares de tapas" distribuídos por toda a Espanha. Turistas do mundo inteiro chegam em cidades famosas por suas tapas, como Sevilha, Barcelona ou San Sebastian, muitas vezes já procurando este ou aquele bar de tapas recomendado.
As tapas incorporaram-se também à rotina de horário e necessidades dos espanhóis e, atualmente, pode-se substituir um almoço completo por porções de tapas no meio de um dia de trabalho árduo ou o jantar. Além de compor uma refeição deliciosa e nutritiva, pode ser rápido (é só escolher as comidinhas no balcão!) e pesa menos no bolso. 

E a Via Regia preparou esse guia com os melhores estabelicomentos para se comer as famosas "tapas" em Barcelona! Enjoy!


ModernoBar del Pla é casual, mas os padrões culinários são ainda elevados neste bar perto do Museu Picasso. O cardápio é mais ambicioso do que na maioria dos bares, com pézinhos de tempura e-esque alcachofras. Padrões como pa amb tomàquet (pão torrado esfregado com tomate e azeite) estão entre os de maior destaque na cidade (Carrer de Montcada, fechado Sun & seg; a partir de £ 1,30).
Dois quartos minúsculos com fezes por um balcão onde cozinheiros preparam a comida no local, Cal Pep é uma instituição de Barcelona. O marisco é a especialidade aqui, com o trifásico - uma combinação de whitebait espancada, camarão e lula - um favorito entre os locais. O tamanho ea popularidade do lugar significa que o enfileiramento é inevitável, mas isso faz conversando com os freqüentadores ainda mais fácil (Plaça de les Olles 8; fechado de agosto; a partir de £ 3).
Instituído pelo Ferran Adrià e Albert, os chefs ex-chefe de renome internacional - e, infelizmente, agora fechado - restaurante El Bulli, o mais descontraído Bilhetes leva tradição do Barcelona tapas a novas alturas. Especialidades adaptados a partir do menu Bulli El incluem baguetes de pão vazios e preenchido com presunto ibérico, ravioli líquido, e as árvores de algodão doce recheado com frutas (Av. del Paral.lel 164; fecha seg & Sun, e de agosto; a partir de £ 4,50).
InformalNão há lugares em que eu Quimet Quimet, apenas duas pequenas mesas. No entanto, esta adega glorificado serve deliciosas tapas - carnes frias, queijos, frutos do mar, caviar, doces - a multidão que derrames sobre o pavimento. Quimet é dito ser um dos redutos favorecidas tapas de Adrià do El Bulli irmãos: experimente os montaditos mel trufado de salmão e ver por (00 34 93 442 3142; Poeta Cabanyes 25; fechado Sun & Agosto, a partir de £ 1).
La Cova Fumada, um familiar buraco, na bodega de parede, raramente é inferior a ruptura com os habitantes locais. Diz a lenda que a bomba de batata (bolas de puré de batata recheado com carne, enrolado em pão ralado e servidos com molhos picantes) foi inventado aqui. Pequeno polvo, sardinha escabeche, grelhados e pães na maionese de alho são três outras especialidades que são tão merecedores de sua atenção (00 34 93 221 4061; Carrer del Baluard; fechado Sol; a partir de £ 2,40).
El Quim é um dos destaques da Boqueria - o mercado de alimentos só saída de La Rambla, que fornece as matérias-primas para o restaurante quase todos na cidade. É barraca mais rua do que restaurante, e todo o melhor para ele: ficar preso em um menu de frutos do mar recém-preparada, Serrano presunto, ovos e patatas bravas, em uma atmosfera que está zumbindo com conversas e camaradagem (del Mercat de la Boqueria; fechado Sun & seg; a partir de £ 3).
TradicionalOs becos do Bairro Gótico (Bairro Gótico) são o coração ea alma da cena Barcelona de alimentos. Bar Celta é clássico Barri Gòtic: pequeno, despretensioso e simpático. Tentáculos de polvo servido com sal, azeite e páprica, e Lacón con grelos (pernil cozido) são velhos favoritos. Vinho branco Albariño é servido em tigelas de cerâmica (00 34 93 315 00 06; Carrer de la Mercè, fecha seg; a partir de £ 1,60).
Paredes revestidas com camisas de futebol de Barcelona e memorabilia indicar que este é um ponto de encontro local, e os pratos em oferta explicar por que é sempre muito ocupado. Favoritos incluem escalivada (berinjela com pimentão), bacalhau com tomate e salada de cebola, e llonganissa lingüiça curada. Às quintas-feiras serve paella excelente (00 34 93 218 7387; Carrer de Luís Antúnez; fechado Sun & Agosto, a partir de £ 1,60).
A tourada foi proibido na Catalunha em 2011, mas seu espírito é mantido vivo em Los Tereros: a decoração é resolutamente 1960, e as paredes estão cobertas de memorabilia matador. A especialidade da casa é rabo de toro (guisado de rabo de boi), que é melhor regado com jarros de sangria. Placas de tapas são preços diferentes, dependendo do tempo que você visita (00 34 93 318 2325; Carrer d'en Xuclà 3-5; a partir de £ 2).


Quer conhecer a Espanha e suas maravilhas? 
Ou prefere outro destino? Não importa para onde a Via Regia leva você!
Acesse: www.viaregiatur.com e bon voyage!

A Equipe Via Regia

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dicas de Nova Iorque para quem já conhece a Big Apple

Nossos clientes Rogerio & Oswaldo já foram algumas vezes para a Big Apple, mas como a cidade se renova a cada ano uma nova visita nunca é demais... Em pleno verão eles passaram dias maravilhosos por lá e nos enviaram algumas dicas para quem já conhece o destino, além das belas imagens que estamos dividindo com vocês aqui. Enjoy!

...dicas por Oswaldo:

"Já que você conhece o trivial da Big Apple... comece a procurar coisas diferentes (tudo acompanhado de muitas calorias) :

A-Que tal ver NY do brooklin ...é só atravessar a ponte a pé (logico) e depois tomar um sorvete na fabrica de sorvete mais antiga de NYC.


B-Não esqueça de andar pela high line uma versão do nosso minhocão que foi reurbanizada e virou parque elevado.

Como vai estar lá pelo chelsea andando feito louco... vai dar fome....opções :
1-      Você não come carne vermelha ..ok ...Vá comer no Chelsea Market  uma lagosta (tadinha... cozida na hora) feita lá na peixaria mesmo...não quer condenar a  bichinha a pena de morte?...coma uns sushis

2-      Você é um troglodita ... então cai matando no melhor hambúrguer de NY ...The Spotted Pig...vai por mim é animal.


3-      Não está com muita  fome, encheu a cara no café da manha cheio de ovo mexido, bacon e outros horrores medievais que só americano aguenta...afe... bom mas faça um esforço , tem uma Magnólia bakery ali por perto...sabe ? aqueles cup cakes  da serie sex and city..

C- Vá a noite ao Lincoln center e jante no Lincoln Restaurante (faça reserva), peça uma massinha,  os outros pratos são um tanto quanto moderninhos de mais.

D- Se você quer  ficar num hotelzinho maneiro ...eheheheheh...pega uma suíte no Waldorf  Astoria , ah! e pede um lanchinho no quarto mesmo a noite,  tá cansado pra sair, né? Como  andou muito , pode pedir  sobremesa..  Cake red velvet 


 E- Tu é uma mumia ambulante... quer cair na muvuca  ...ser praticamente pisoteado ao modelo NYC...tá bom , vai bestão ...vai até a Broadway lá pelas 9.30 da noite na saída do teatro.....tu é besta mesmo!!!!!"



Quer conhecer NY? Ou prefere algum outro destino?
Acesse: www.viaregiatur.com e bon voyage!
A Equipe Via Regia