domingo, 1 de abril de 2012

Via Regia no Show do Roger Waters - Porto Alegre


Alguns de nossos clientes foram conferir o show do Roger Waters, com apresentação dia 25 de março no Estadio do Beira Rio, em Porto Alegre*. O show é o mesmo postado aqui no blog, em primeira mão, pelos clientes que estiveram em Buenos Aires há uma semana atrás.

O legal é que além de ver o show nossos clientes fizeram um belo passeio pela cidade! Porto Alegre é tranquila, muito arborizada (tem duas árvores para cada habitante!), cheia de praças, parques e o belo porto que está sendo revitalizado e em breve poderá oferecer ainda mais beleza e diversão para seu moradores e visitantes.

Assim, preparamos algumas dicas e imagens da bela cidade de Porto Alegre. Enjoy!


Conheça o centro de Porto Alegre a pé.

Inicie sua caminhada pela Praça 15 de Novembro. À frente há um largo, denominado Glênio Peres. Diante do Mercado, no outro lado do largo há uma pequena praça, onde está o Chalé da Praça XV, em estilo bávaro, com traços de art-nouveau, com uma estrutura de aço, construído em 1915. Prossiga na direção sul.

Você atravessará a Av. Borges de Medeiros, e estará diante do Paço Municipal. Na frente, integrado ao prédio, há figuras artísticas vindas da França e leões de mármore. No local ainda agora sedia-se o Executivo Municipal. Diante do prédio há a Praça Montevidéu, onde Você poderá ver a Fonte Talavera de La Reina, presente da colônia espanhola nas comemorações do centenário da Revolução Farroupilha, em 1935. É o marco zero da cidade.


Siga pela Av. Borges de Medeiros, no sentido oposto ao porto, até o primeiro cruzamento. Esse local é chamado de Esquina Democrática. Ponto tradicional de manifestações políticas. Dobre á direita, e prossiga pela Rua dos Andradas, antiga Rua da Praia. No passado o Rio Guaíba vinha até as proximidades dali. Caminhe pela mais tradicional rua da cidade. E a mais antiga também. Pois a vila chamada Porto dos Casais localizava-se nesse local.

Ao final da segunda quadra Você chegará a um pequeno largo, denominado de Largo do Medeiros. À sua esquerda há uma ladeira. Atualmente se denomina de Rua Gen. Câmara. Antes era a Rua da Ladeira. Suba devagar para não se cansar. Lá em cima está o Centro Cívico do Estado, antiga Praça da Matriz, hoje Praça Marechal Deodoro. Detenha-se no Monumento a Júlio de Castilhos, um dos mais bonitos da capital, e visite, ao fundo a Catedral Metropolitana, em estilo renascentista, cuja construção se iniciou em 1929. Em seguida vá ao Palácio Piratini, que fica ao lado, sede do Governo Estadual, em estilo Luiz XV. Em seu interior aprecie os painéis pintados por Aldo Locatelli, especialmente o que retrata a lenda gaúcha do Negrinho do Pastoreio.



Uma parada para almoço no mercado central é uma boa pedida, a tilapia na grelha acompanhando arroz e peixe é uma delicia e serve duas pessoas por um preço justo. De sobremesa casas de docinhos e sorvete estão a disposição e gosto do cliente!

*tilapia na grelha - mercado central


Outro prédio a ser visitado na Praça da Matriz, está situado no lado oposto ao Palácio Piratini. É o Teatro São Pedro, uma jóia arquitetônica, em estilo barroco português, inaugurado em 1858, decorado em veludo e ouro, onde se apresentam os melhores artistas brasileiros. Se Você tiver tempo, siga pela rua Duque de Caxias, que passa em frente à Catedral. Logo em seguida, à direita, Você estará diante do prédio nº 1205. Ali funciona o mais importante e antigo museu da cidade, com um acervo histórico de grande valor, o Museu Júlio de Castilhos. Havendo tempo, visite-o. E depois prossiga por mais uns cinqüenta metros. Você chegará ao cimo do mais antigo viaduto da cidade. O Viaduto Otávio Rocha. Se Você descer pelas escadarias no rumo sul, e caminhar uns trezentos metros, Você chegará à Praça dos Açorianos, onde se encontram a Ponte de Pedra, construída por escravos, e até hoje conservada, e o Monumento aos Açorianos, aqueles que iniciaram a colonização da cidade (leia a história de Porto Alegre em outra página de nosso o site). Ao fundo o edifício do Centro Administrativo do Estado.


Retorne pela Av. Borges de Medeiros, passando por baixo do Viaduto Otávio Rocha até a Esquina Democrática, por onde Você já passou. Dobre à esquerda e caminhe até o Largo do Medeiros. Ali, em vez de subir a Rua da Ladeira, siga em frente.
Você chegará à Praça da Alfândega. Quando Porto Alegre era uma pequena localidade, ali havia uma capela e o porto, uma vez que o rio chegava até aquele ponto. Era o centro da vila. Na Praça da Alfândega existem vários prédios antigos, que foram preservados e podem ser admirados. Olhando para o lado do atual porto Você verá, à esquerda, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, instalado em um prédio antigo, onde se encontra o melhor acervo artístico do estado. Se tiver tempo entre, e observe a beleza do interior do prédio, além das obras da arte exibidas. Em seguida visite, ao lado, o Memorial do Rio Grande do Sul, instalado no antigo prédio dos Correios e Telégrafos.

*exposição de street art na Casa de Cultura

*exposição de street art na Casa de Cultura

Feitas as visitas, continue pela Rua dos Andradas, antiga rua da Praia. Você estará percorrendo a primeira rua da antiga localidade de Porto dos Casais, origem da cidade. Ela se estendia da Praça da Alfândega até a então Ponta das Pedras, onde hoje fica a Usina do Gasômetro. No percurso, além de passar por diversos prédios que abrigam quartéis, Você verá, à sua esquerda, a mais antiga e tradicional igreja da cidade (dentre as que ainda existem), cuja pedra fundamental foi lançada em 2 de fevereiro de 1807. A Igreja Nossa Senhora das Dores. E mais adiante, à direita, ao Casa de Cultura Mário Quintana, instalada em prédio onde antes funcionava o tradicional Hotel Magestic, em estilo eclético, construído no início do século XX e restaurado em 1990. É um dos mais completos centros culturais do Brasil.
Prosseguindo sua caminhada Você vai chegar à Praça Júlio Mesquita.

À sua frente a Usina do Gasômetro, um centro de cultura instalado no prédio onde funcionava a usina termoelétrica que abastecia a capital. A imensa chaminé foi conservada, como partes de um forno, no interior do prédio. O local é ponto de encontro dos portoalegrenses, com intensa atividade cultural. Visite-o e suba até o terraço, de onde se descortina uma bela vista do Rio Guaíba.



*Materia sobre o show no G1:
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/03/show-de-roger-water-une-geracoes-e-anima-fas-em-porto-alegre.html

Quer ver algum show de musica fora dentro ou fora do Brasil?
acesse: www.viaregiatur.com e bon voyage!

A Equipe Via Regia