terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cusco, Machu Picchu, Lima, no Peru

Nossa amiga e cliente Nathalia Birkholz já fez algumas viagens conosco pela América do Sul, Europa e Estados Unidos. Ela é jornalista e fez a gentileza de criar esses lindos textos com dicas e fotos de sua viagem pela América do Sul, onde passou por Peru & Colombia. Enjoy!

"Não se assuste ao aterrissar em Cusco, Peru. O avião desliza baixo entre as enormes montanhas, de cerca de 5 mil metros, passando por um vale. Parece que vai bater. A cidade colonial é preservada, patrimônio histórico. Na Plaza de Armas ficam os artesãos com seus produtos à venda a preço de banana e crianças com vestimentas típicas dos Andes e suas lhamas posam para fotos atrás de moedas.


Em Cusco, os tons acinzentados das pedras se contrastam com o colorido quase fluorescente das vestimentas do campo, todas tingidas à mão e com tintas extraídas de folhas e raízes.


Cusco é parada obrigatória no Peru e a melhor rota para chegar à Machu Picchu, "la ciudad perdida de los incas". Pegue um trem até a cidadezinha de Aguas Calientes e durma lá por uma noite. No dia seguinte, bem cedinho começam as filas para os mini-ônibus que levam ao topo das montanhas, onde fica o santuário sagrado de Machu Picchu. Leve comida e, antes de entrar, vá ao banheiro lá fora. A cidade é 100% preservada. Ali ninguém deixa nada no chão, tampouco acende um cigarro.


Para compreender cada simbologia erguida na cidade Inca e reparar melhor em cada truque de arquitetura - como as construções anti-terremoto e os relógios de sol - contrate um guia.


Lima, a capital peruana lembra o Rio de Janeiro e as pessoas são muito bonitas. No centro o trânsito é caótico e barulhento, e as construções antigas se mantém vivas. Não há lixo no chão! O bairro de Miraflores fica na melhor localização: perto da praia. Como sugere o nome, as flores colorem cada praça. A mais bela é a Plaza del Amor com sua enorme escultura de um casal apaixonado.


Lá para baixo fica a praia. Na praça há um mirante com um muro enorme cheio de mosaicos de azulejos que guardam frases apaixonadas."


Praia de pedra e água muuuito gelada!