terça-feira, 6 de setembro de 2011

Santa Marta e Bogotá, Colômbia

"O caribe colombiano é colorido, tem águas claras e o clima é indubitavelmente quente. Ali, o dialeto é rápido e cantado e a população tem a pele morena e bonita. Cartagena, Barranquilla e Santa Marta são as cidades que irão te abrigar. A menor delas foi o destino: Santa Marta, onde o termômetro marca 35 graus às 23h e o vento à noite é tão forte, que fica difícil andar contra ele. Mas não se estenda muito na madrugada, pois o sol é forte à 7 da manhã e seria um desperdício perder horas de sol no dia seguinte.

No centrinho tem uma praia bem cheia e popular, onde se faz festa à beira-mar. Depois de experimentar cervejas bem ruins, encontramos a Pilsen laranja para acompanhar o cigarro Premier, meu favorito. Este foi o kit Réveillon, aliás.


As mais belas praias ficam no Parque Tayrona, onde a entrada é paga. No centrinho de Santa Marta não faltarão lojas de turismo com os serviços e diferentes roteiros. O mar do Caribe é transparente a ponto de se enxergar os peixes e faz um degradê verde-azul.


A cinco minutos do centro histórica fica Rodadero, vila onde, na praia, há uma fileira de restaurantes de frutos do mar, todos de madeira, pintados em tons pastéis. Atravessando a trilha para uma praia ao lado, o clime é "deserto feelings"... mas com um mar azul à frente. A vegetação é o oposto da nossa no Brasil: nada tropical, estranhamente árida.


Depois de muito descanso na praia e finalmente descobrir a melhor cerveja do país: Club Colômbia - encorpada e refrescante na proporção certa - voamos para Bogotá. A capital é linda, o español é bem mais compreensível e quase não há prédios altos, apenas no centro. Vale visitar o bairro hipster da Candelária, onde a arquitetura é colonial e os estudantes se jogam nos bares e no chão.


Ali perto, na grande Praça de Bolívar fica o Congresso da República, o Palácio de Justiça, a Catedral Primaz da Colômbia e o Palácio do Liévano, onde funciona a Prefeitura. Tem também uns camponeses oferecendo fotos com lhamas. No final do ano a decoração é florida e iluminada.




E se existe uma comida que "tienes que probar" ela se chama Arepa, com suas diversas opções de "rellenos". A "bandeja paisa", uma espécie de virado à paulista também é deliciosa.


Se você é um rato de museu, não deixe de conferir o Museo Botero, do mais famoso pintor/escultor colombiano. Fernando Botero (Medellín, * 1932) é aficcionado por formas arredondadas..."


Para esse e outros destino na America do Sul e no mundo consulte:
www.viaregiatur.com

E Bon Voyage a Equipe Via Regia