segunda-feira, 7 de março de 2011

La Belle France

Nossas clientes Maria & Virginia fizeram um belo passeio pela frança no ano passado e nos enviaram belas fotos e dicas do país mais visitado do mundo.

Para começar o roteiro: Paris, a cidade que dispensa apresentações (para dicas incríveis dos mais novos restaurantes, agenda cultural e muito mais acesse: http://labellefrance.com). Algumas noites por lá e depois as duas aventureiras preferiam seguir sozinhas de carro pelo Vale do Loire do que se juntar ao grupo de viajantes com guia, que seria outra opção.


"Dessa forma acredito que ficamos mais livres, para fazer paradas ou seguir a diante e até escolher na hora a cidade onde dormir. Acho que isso torna a viagem mais rica e evita arrependimentos, como, devíamos ter ficado mais ali ou aquele hotel era mais bonito..." - afirma Marina.


Após o período de 07 dias passeando pela região nossas desbravadoras da região dos catelos entregaram o carro de volta em Paris e embarcaram com destino ao Brasil. Abaixo mais informções sobre o Vale do Loire.
(Por. http://www.guiatimeout.estadao.com)



O Vale do Loire

Famoso por seus castelos renascentistas – o legado dos reis de Valois, que preferiam reinar de Amboise ou Blois a ficar em Paris – o estonteante Vale do Loire brilha com intrigas e esplendor históricos. Em toda a extensão da margem do rio Loire, há châteaux de tirar o fôlego, desde os tempos medievais até o século 19, excelente comida e alguns dos melhores vinhos do mundo. Uma linha de trem serve o vale, sendo que a cidade de Tours é a referência – a maioria das cidades dos castelos fica a menos de uma hora de distância. Também há ônibus, mas menos freqüentes.

O TGV entre Paris e Tours leva uma hora. Há também locadoras de carros na estação de Tours (Avis, 02.47.20.53.27; Budget 02.47.46.22.21), além de filiais da Ryanair, do London Stansted, no aeroporto de Tours. O Vale do Loire é perfeito para andar de bicicleta – é possível alugá-las em Tours, perto da estação ou nela mesmo. A alegre cidade de Amboise nasceu em um ponto estratégido do Loire. O Château Royal d’Amboise (02.47.57.00.98, www.chateauamboise.com), construído dentro das muralhas da cidade medieval, foi a primeira residência renascentista real no Vale.

O último château renascentista a ser construído no Loire foi o Villandry (02.47.50.02.09), famoso por seus espetaculares jardins renascentistas assinados por Jacques Androuet du Cerceau. O castelo, cujo interior foi refeito no século 18, tem um lindo teto hispano-mouro e abriga uma coleção de pinturas espanholas. A maior atração, no entanto, são os jardins em três níveis. O mais inusitado é o colorido e apetitosamente aromático jardin potager, onde foram criados padrões com alcachofras, repolhos e abóboras ornamentais. Em uma ilha do rio Indre, a oeste de Tours, o Château Azay-le-Rideau (02.47.45.42.04) é realmente o castelo dos contos de fadas, principalmente quando visto dos jardins – que ficam aberto durante a noite no verão.



Construído entre 1518 e 1527 pelo tesoureiro Gilles Berthelot (embora tenha morrido no anonimato antes de terminar) para François I, combina as características do período (pé-direito alto, torres estreitas e arredondadas) com uma imponente simetria da Renascença italiana. A maior parte do interior do château é gótica e renascentista, com tapeçarias, pinturas e móveis do século 16. No final da Pont de Langeais de Louis- Philippe (construída em 1849), o Château de Langeais (02.47.96.72.60) – onde Carlos VIII casou-se com Anne da Bretanha em 1491 – é o arquétipo da sombria fortaleza medieval. O castelo, de 1465, ainda tem o fosso, a ponte levadiça de madeira e os vestígios da mais antiga torre de menagem da França.


Debaixo do próprio château (uma mistura de estilos renascentista e imperial) existe um completo vilarejo medieval subterrâneo, com sua própria padaria – que funciona até hoje. Não deixe de ver a magnífica Cathédrale d’Images, onde estranhas luzes são projetadas nas paredes das grutas para revelar uma arte misteriosa. Depois dessa inusitada visita, prove o vinho Saumur – considerado um dos melhores da região de Anjou). A caixa de chocolate Saumur – conhecida tanto pelo vinho como pelo maravilhoso Château de Saumur (02.41.40.24.40) – era a foteleza da dinastia Anjou. No século 16, o governador Philippe Dupleiss-Mornay decidiu fortificar o castelo, transformado depois em prisão. O marquês de Sade ficou preso aqui em 1768.

O château é um exemplo da arquitetura do século 14, com uma coleção de peças decorativas e um museu de montaria; o museu permaneceu fechado até 2007, mas os jardins e os lugares panorâmicos ficaram abertos. Atrás do castelo, 12 metros abaixo do solo, as Caves Louis de Grenelle (rue Marceau 20, 02.41.50.17.63) oferecem passeios pelas adegas de pedra com direito a degustação, inclusive das variedades espumantes do Château de Brézé. Se estiver de carro, ao voltar para Paris vale a pena parar nos castelos renascentistas próximos de Amboise Château de Chambord (02.54. 50.40.00), Château de Chaumont (02.54.51. 26.26) e Château de Chenonceaux (08.20.20. 90.90).


...até a próxima viagem!!


>>
para esse ou outros destinos acesse: www.viaregiatur.com
...ou envie email para um de nossos consultores: contato@viaregiatur.com